Em julho de 1983, foi inaugurado o CENTRO CULTURAL EDUCACIONAL CRIARTE. Seus proprietários, Álvaro Luiz Carvalho de Toledo e Natividade Garcia de Barros, iniciavam um novo programa educacional para a comunidade bauruense. Na Rua Benjamin Constant, 4-18, Higienópolis, professores de Língua Inglesa, Artes, Literatura Infantil, Educação Corporal e Acompanhamento Escolar, em condições favoráveis, faziam um trabalho complementar com crianças a partir de 4 anos. As crianças frequentavam o Centro Cultural, em horários opostos ao da escola oficial. Seguindo algumas ideias de Carl Rogers, com muita criatividade, idealismo e amor o programa foi muito bem recebido pelos pais que logo notaram a diferença no desempenho das crianças, pois eram motivadas a ler, escrever, criar e adquiriam identidade própria, sendo capazes de expressar suas opiniões, ora dramatizando, ora pintando,cantando...
Em dezembro de 1985, iniciou-se a pré-escola, então dirigida por Ana Maria Cremonesi e Álvaro Luiz Carvalho de Toledo, oferecendo cursos extracurriculares em um dos pavilhões da Instituição Toledo de Ensino, sempre dentro da linha então chamada Construtivista, depois Sócio-Interacionista. Mais tarde, mudança de endereço para a Rua Júlio Maringoni 16-55 e a “Criartinha”, como era carinhosamente chamada, continuava crescendo, com muito trabalho, dedicação e compromisso. Em 1994, autorizados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, chegamos à ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL E DE 1º GRAU CRIARTE, na Rua Antônio Alves, 31-54, onde funcionava o Infantil e, posteriormente (1996) para o prédio do então 1º Grau, na mesma rua, número 31-51, onde funciona até hoje.
Em outubro de 1999, mais um momento de transição para a Escola Criarte, que partindo para uma nova etapa de crescimento físico e estrutural, inclusive com novos proprietários, desde o ano 2000 passou a ter também o Ensino Fundamental 2, crescendo gradativamente uma série por ano até o ano final do Fundamental 2 (9º ano).
Seus diretores, todos professores (desde a sua fundação até os atuais), compartilhavam e compartilham o desejo de trabalhar na vanguarda do pensamento sobre educação escolar no país.
Nesses anos de trabalho, a Criarte construiu um projeto pedagógico que se concretiza com bases conceituais sólidas, por meio de uma metodologia e currículo abertos às atualizações que os desenvolvimentos socioculturais pressupõem.