Serviços de Apoio

 

FONOAUDIOLOGIA

O Fonoaudiólogo no âmbito educacional contribui na elaboração de atividades que envolvam o desenvolvimento da função auditiva, linguagem oral e escrita, voz, fluência, articulação da fala, sistema miofuncional orofacial e deglutição.
As crianças são acompanhadas desde o berçário , quando iniciam a aquisição da fala, também em todo seu desenvolvimento linguístico, no processo de alfabetização, até as etapas mais elaboradas da aprendizagem.
O trabalho fonoaudiólogo na Criarte tem caráter essencialmente preventivo com oficinas de estimulação em sala, palestras, cursos, orientação a pais e professores, acompanhamentos.
Quando necessário são realizadas triagens com devolutiva aos pais, encaminhamentos a profissionais especializados a fim de otimizar a saúde geral da criança, bem como seu desempenho escolar.
Responsável pelo trabalho é a Professora e Dra. Fabiana C. Marcelino, fonoaudióloga educacional e clínica, já atuou como supervisora e docente em faculdades de Fonoaudiologia e Pedagogia, com inúmeros artigos e capítulos de livros publicados.


PSICÓLOGA

Aline Garcia é psicóloga escolar e clínica.
A Psicologia Escolar relaciona os conhecimentos da Psicologia com os conhecimentos educativos e as ações do psicólogo escolar podem ser tanto preventivas quanto interventivas, em grupos ou de forma individual, de acordo com as situações específicas.
O psicólogo escolar pode auxiliar na identificação de dificuldades e então fornecer alternativas coerentes para melhorar o desempenho escolar, a motivação e o engajamento de alunos. Também pode contribuir com os demais profissionais da escola, oferecendo contribuições da Psicologia para melhorias nos processos de ensino e de aprendizagem e reforço da parceria família-escola.


PROGRAMA ODONTOLOGICO

O Programa Odontológico Educativo e Preventivo tem o propósito de conscientizar a criança sobre a importância da saúde bucal. Durante todo o ano, através de palestras, filmes, fantoches, macro modelos, livros, jogos e outros recursos audiovisuais é abordado temas como a importância dos dentes, higiene oral, doenças bucais, alimentação balanceada, hábitos deletérios e outros.
Semanalmente, é realizada a escovação supervisionada para que a criança adquira o hábito da higiene oral e aprenda a técnica correta de escovação.
Nos meses de férias (julho e dezembro) é oferecida uma profilaxia em consultório, sem nenhum custo adicional.
Este trabalho vem trazendo melhor qualidade de vida para os alunos, que percebem a importância da prevenção das cáries e outras doenças bucais, a fim de possuir uma dentição permanente saudável. As crianças ainda percebem que a dentista é uma amiga, perdendo o medo que muitas delas possuem.
Dra. Tatiana Taboas Cavassani – Especialista em Saúde Coletiva