Atividades Extracurriculares

A Criarte se preocupa com as questões pedagógicas, intelectuais e físicas dos alunos. Para isso conta com espaços físicos adequados onde são desenvolvidas várias atividades como: Basquete, Futsal, Vôlei, Street Dance, Ballet, Jazz, Banda, Violino, Xadrez, Oficina de Ciências e Ficção, Teatro, Pintura, Atualidades, Capoeira, Kicbox e Inglês.
Cada uma delas acompanhando o processo de desenvolvimento dos alunos.

BASQUETE

Suzete Gobbi é ex-capitã da seleção brasileira de basquete. Com essa experiência, coordena há 14 anos a Escola de Basquete da Criarte. A escolinha de basquete Suzete/basquete tem o objetivo de trabalhar com as crianças o educacional/social e o esportivo.
Entre muitas conquistas, destaque para o vice-campeonato do Estado de S.Paulo. Participe do Basquete da Criarte: esporte é vida.

 

VÔLEI

O vôlei é um esporte coletivo que tem o jogo como sua principal essência, fator que mesmo social ou cultural estimula e motiva as pessoas, mostrando-se muito favorecido e propício ao desenvolvimento da sua pratica. O esporte vôlei enquanto conteúdo escolar pode proporcionar a interação social do aluno e fazer com que os alunos se sintam mais motivados a aprender, grande preocupação do professor Eduardo Mortari. Dentre vários esportes escolares o voleibol apresenta, melhora no relacionamento entre os colegas e desenvolve várias capacidades físicas nos praticantes, como agilidade, coordenação motora, velocidade, tempo e reação.

 

FUTSAL

O professor Pedro Henrique Siqueira da Silva realiza um trabalho com as crianças de desenvolvimento motor, coordenação motora, elasticidade, movimentação e deslocamento para todos os lados, percepção de localização, tomada de decisão, tempo de reação o que pode ser usado em qualquer esporte. Voltado para a modalidade de futsal, trabalha-se bastante os principais fundamentos do esporte que são domínio, passe, condução, drible e finalização, além dos trabalhos já citados anteriormente que são adaptados para a modalidade futsal. Enfatizo a disciplina dos alunos e a socialização entre os mesmos, demonstrando a importância de um trabalho em equipe para obtenção do sucesso.

 

JUDÔ

Visto sob o aspecto educativo, o Judô deve restringir-se a uma atividade bem orientada, recreativa-educacional, pois a resistência da estrutura óssea e dos músculos que quase nenhuma força possuem, é fraca e o desenvolvimento mental é lento e não muito regular.


KARATE

As crianças que praticam KARATE aqui na Criarte através de muito trabalho e dedicação buscam a formação do caráter e o aprimoramento da sua personalidade. O KARATE não é somente a aquisição de certas habilidades defensivas, mas também o domínio da arte de ser um membro da sociedade bom e honesto.
OBJETIVO: perfeição da mente e do corpo.
Temos na Criarte campeão paulista, estadual e vários medalhistas.
Professor Giuliano Benites Alves, Bacharel em Educação Física (Faculdades Integradas de Bauru – 2009), Pós Graduado em Atividades Físicas para Grupos Especiais e Personal Training (Faculdades Integradas de Bauru – 2009)


CAPOEIRA

A capoeira é uma invenção dos africanos no Brasil, por necessidades e circunstâncias próprias da situação em que aqui se encontravam, embora grande parte dos elementos extraídos para sua criação tenha origem nas manifestações culturais africanas. Trabalha o equilíbrio, concentração, ritmo e companheirismo.


KICKBOXING

Praticado desde o século 19 e com raízes que vem de 2 mil anos atrás na Ásia, o kickboxing só veio a ser chamado por esse nome em 1950, quando um organizador de boxe do Japão intitulou assim uma atividade que misturava boxe e karatê. Kickboxing alivia o estresse, ganha massa muscular, confiança, forca e resistência, promove o equilíbrio, melhora a coordenação e o aluno se diverte.


BALLET E JAZZ

A Sigma Escola de Dança em parceria com a Escola Criarte , ministra aulas de Ballet clássico e Jazz com professores experientes e altamente qualificados.
Porque a dança é importante? Além de proporcionar diversão e ser muito favorável ao bem estar físico e mental, também melhora a coordenação motora, promove a boa postura e incentiva a expressão criativa e artística. A dança também ajuda a criança ser mais disciplinada, esforçada e melhora o trabalho em equipe.
Venha fazer parte, a dança é a mãe de todas as linguagens!


STREET DANCE

O STREET DANCE estimula a memória e ajuda no desenvolvimento do equilíbrio, da flexibilidade e da resistência, além disso, aprimora a respiração e a coordenação motora.
Nesse movimento a dança estimula a memória e ajuda no desenvolvimento do equilíbrio da força, da agilidade, da flexibilidade e da resistência. Como a dança sempre fez parte da história da humanidade, o Street Dance favorece a alegria de estar junto com os amigos em movimentos lentos e radicais.


VIOLINO

O violino é um instrumento musical, classificado como instrumento de cordas friccionadas. É o menor e mais agudo dos instrumentos de sua família (que ainda possui a viola, o violoncelo, correspondendo ao Soprano da voz humana).
Portanto, estudar o violino em si, juntamente com os nomes e funções das partes de um violino e como eles trabalham junto para criar sons, como o som é produzido pelo violino e como a tensão afeta as cordas, fazem parte do seu aprendizado.


VIOLÃO

Aprender a tocar um instrumento de maneira correta pode ser uma das formas mais gratificantes e emocionantes de passar o tempo. Com dedicação e prática, você aprenderá qualquer estilo e saberá falar a linguagem da música.
A professora Sandra M. T. Martins formou-se no ano de 1985 em Magistério juntamente com o Curso de Violão Clássico e Popular administrado pelo mestre “CARMELO GRILLO”. Ensina a prática do instrumento a 29 anos, somente na Criarte foram 10 anos de convivência com alunos e seus queridos pais. Possuindo inclusive muitos ex-alunos que hoje encontram-se cantando e tocando nos barzinhos das noites Bauruenses. Contando com um público de várias idades (07 aos 80 anos), onde sempre sonharam em tocar esse instrumento.
Na Criarte não foi diferente. Leciona o Curso de Violão Popular; aquele mesmo voltado para festinhas de amigos e reuniões familiares, toda quarta-feira das 18:00h até às 19:00h destinado á alunos e pais da Escola Criarte. Para outros horários, é só entrar em contato com a Professora Sandra na escola ou pelo celular 99815-3585.


BANDA

As atividades musicais tem como objetivo despertar e desenvolver o gosto musical, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir e fazer música, da imaginação, da memória, da concentração, atenção, autodisciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para a efetiva consciência corporal.
A música é um fenômeno universal, que está presente na história de todos os povos e civilizações, em todo o globo, desde a pré- história. Assim, é natural que também na Criarte a música tenha um papel primordial como forma de lazer, reforçando os laços sociais e afetivos. Baseando-se nas possibilidades de entretenimento, prazer e conhecimento, a Criarte tem uma Banda que é vista como uma atividade prazerosa que possibilita a exploração dos instrumentos, sons e oportuniza apresentações em festa dentro da escola e fora dela.
Nosso maestro é o Professor Adalberto Alves da Costa


TEATRO

O teatro é uma expressão artística milenar, que acompanha o homem desde os períodos mais remotos da nossa história até os dias atuais, fazendo parte do significativo e complexo sistema de vida humana.
Uma arte que exige muito de quem a pratica e muito mais oferece a quem a aprecia. Alimenta-se da indelével necessidade de compreensão e ratificação das ideias, sensações, conhecimentos e sentimentos humanos. Uma linguagem que provoca, sensibiliza, emociona. O teatro enquanto expressão artística é capaz de gerar transformações no meio social, o que a Professora Jaqueline Gimenez faz com muito carinho e maestria.


PINTURA

A arte é uma das expressões mais antigas. É representada e vivenciada pelo homem das cavernas que praticava a arte rupestre. Ela possui sua importância como forma de interpretação dos sentimentos, das ideias, das ações e das manifestações do homem no mundo. O Professor Paulo Biral proporciona momentos de criação e expressão muito profundos e especiais em suas aulas.

 

ATUALIDADES

E não é para relaxar: esse tipo de conteúdo é cada vez mais abordado nas provas para medir a capacidade dos alunos em relacionar fatos do dia a dia com matérias estudadas em sala de aula. Além disso, é uma forma que as instituições têm de avaliar a capacidade crítica dos estudantes e, até mesmo, se eles são interessados em assuntos que não são abordados em livros didáticos. Sem contar que as atualidades desenvolvem espírito argumentativo e os tornam mais capazes de compreender os fatos que podem influenciar diretamente suas vidas. Acompanhados pelo Professor Gustavo Azevedo Dal Col nossos alunos são muito críticos e preparados.

 

OFICINA DE CIÊNCIAS E FICÇÃO

O Professor Luiz Antônio Vianna Guimarães, graduado na PC de São Paulo e docente da UNESP na área de astronomia, desenvolve com os alunos da Criarte, aulas de astrorobótica, onde o aluno pode criar, inventar e transformar instrumentos astronômicos e robôs, utilizando como matéria prima lego, sucata e material reciclado.


INFORMÁTICA

A cada dia que passa, a informática vem adquirindo cada vez mais relevância na vida das pessoas. Sua utilização já é vista como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vêm aumentando de forma rápida entre as pessoas. Cresce o número de famílias que possuem em suas residências um computador. Esta ferramenta está auxiliando pais e filhos, mostrando-lhe um novo jeito de aprender a ver o mundo. Quando se aprende a lidar com o computador, novos horizontes se abrem na vida do usuário.
Hoje é possível encontrar o computador nos mais variados contextos: empresarial, acadêmico e domiciliar. O computador veio para inovar e facilitar a vida das pessoas. Não se pode mais fugir desta realidade tecnológica. E a educação não pode ficar para trás, vislumbrando aprendizagem significativa por meio de tecnologias.
O ensino por meio da tecnologia ainda é bastante questionado. Muitas escolas no passado introduziam em seu currículo o ensino da informática com o pretexto de modernidade. As dúvidas eram grandes em relação a professores e alunos. Que professores poderiam dar essas aulas? Em princípio, contrataram técnicos que tinham como missão ensinar Informática. Uma outra dúvida pairava entre os educadores: O que ensinar nas aulas de informática? Com o passar do tempo, algumas escolas, percebendo o potencial dessa ferramenta, introduziram a Informática Educativa em seus currículos, que, além de promover o contato com o computador, tinha como objetivo a utilização dessa ferramenta como instrumento de apoio as matérias e aos conteúdos lecionados.
Vivemos em um mundo tecnológico, onde a informática não pode ser vista como meramente “mais uma tecnologia”. É uma “nova tecnologia” que oferece transformação pessoal, além de favorecer a formação tecnológica necessária para o futuro profissional na sociedade. Dessa forma devemos entender a informática não como uma ferramenta neutra que usamos simplesmente para apresentar um conteúdo. Devemos ter a percepção que, quando a usamos como conhecimento, estamos sendo modificados por ela e nos transformando em pessoas melhores e mais capacitadas para o mercado de trabalho.
Com isso, tem chegado cada vez mais cedo à vida de nossas crianças, faz-se então necessário ensiná-las a lidar com a informatização do conhecimento, acompanhando os conteúdos escolares. É esse o papel fundamental desta disciplina na Escola Criarte
Professora Simone D` Avila, formada em Análise de Sistemas, cursando Pedagogia. Leciona na Escola Criarte desde 2002.


INGLÊS

Hoje, o conhecimento de inglês deixou de ser visto como um meio de adquirir mais uma cultura e passou a ser uma necessidade de acesso as informações vinculadas em língua estrangeira.
O ensino de inglês aqui na Criarte é, sobretudo um instrumento de trabalho no novo contexto globalizador e através dessa segunda língua podemos interagir com o mundo em que vivemos e assim construir conhecimentos necessários que garantem a nossa sobrevivência cultural e emocional.
Inglês a partir do Jardim 1 ao 9º ano. Curso de inglês a partir de 4anos em horário alternativo.
A Criarte tem dentro da escola a parceria com a Escola de Idiomas American Corner que oferece vários horários e opções para melhor atender seus alunos.

 

XADREZ

A prática de xadrez traz inúmeros benefícios para pessoas de todas as idades.
As crianças que jogam xadrez tem melhor aproveitamento na escola, conforme diversas pesquisas científicas já demonstraram, além de apresentar os seguintes benefícios:

  • Melhoria da capacidade em se concentrar em tarefas, da memória, raciocínio e atenção
  • Segurança na tomada de decisões, senso de responsabilidade, aumento da capacidade de análise das situações.

As aulas são ministradas pela Professora Patrícia M. P. Van Riemsdijk (campeã Paulista do Interior, 10 vezes campeã dos Jogos Regionais, Vice Campeã Paulista e 3ª colocada nos Jogos Abertos)..

 

CONTAR HISTÓRIA É NA CRIARTE

Contar histórias é revelar segredos, é seduzir o ouvinte e convidá-lo a se apaixonar... pelo livro... pela história ... pela leitura... Escolhidas dentro da faixa etária e o interesse da criança, as histórias se destacam pelo seu aspecto lúdico, a diversão é uma característica forte e permeia todas as ações. A criança ganha interesse pela leitura e estimula a imaginação. Este é o resultado que semeamos e colhemos diariamente através da alegria da criança.


PARCERIAS

  • 100% VÍDEO é a locadora que faz o trabalho de atualizar DVDs para o melhor aproveitamento escolar dos alunos.
  • Casa Gourmet que fornece refeições e os lanches com acompanhamento de nutricionista.